Borboleta

Borboleta

domingo, 10 de maio de 2015

Euphydryas aurinia

Olá!
Estou de volta (desculpem na semana passada não pude publicar nada), e esta semana vou falar da espécie Euphydryas aurinia (Donzela das madressilvas) e como o nome indica esta espécie alimenta-se de madressilvas (Lonicera sp.). Na minha zona é uma espécie bastante comum, talvez por ser uma zona com pouca poluição, pois esta espécie é muito sensível à poluição.
Foi uma espécie muito fácil de criar, encontrei um ninho e durante o desenvolvimento fui soltando algumas até que fiquei com 5.
Bem, vamos começar.
Ninho e lagartas: 


Crisálida:


Imago:



Só agora é que reparei que não tenho mais fotos das lagartas... possivelmente foram apagadas por engano (peço desculpa).
Ainda assim, espero que tenham gostado! 

2 comentários:

  1. Olá! É um ninfalídeo muito bonito! Como tu bem disses-te, é uma espécie sensível á poluição, e por isso é um bom indicador do estado de conservação da natureza. Por esse motivo é que aparece cada vez mais isolada em certas zonas do país. Já criei vários exemplares desta espécie. Neste momento estou a criar lagartas da espécie inachis io (pavão-diurno), uma das borboletas mais bonitas da Europa. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando! Por enquanto ainda aparecem muitas por aqui, ainda hoje vi um campo cheio delas (dezenas) e pelo que tenho ouvido dizer este "fenómeno" é cada vez mais raro. Quanto às Aglais io, costumo ver a borboleta mas nunca encontro a lagarta, mas algum dia há de ser! Abraço!

      Eliminar