Borboleta

Borboleta

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Euproctis chrysorrhoea

Olá!
Antes de começar a publicação quero pedir desculpa por não haver publicação há 2 semanas (e por sair só hoje!) mas, não tive tempo para publicar!
Na publicação de hoje vou falar da espécie Euproctis chrysorrhoea da família Lymantriidae (esta espécie pertence ao mesmo género da Euproctis similis a qual já está no blog http://lagartascomasas.blogspot.pt/2015/06/euproctis-similis.html).
Alimentei esta lagarta com medronheiro (Arbutus unedo) e foi muito fácil de criar (mas comia muito!). Finalmente fez um casulo de seda (e folhas) e pupou dentro dele saindo mais tarde esta linda borboleta!
Um aspeto interessante nesta espécie é que a fêmea têm um pelos cor de laranja no abdómen que servem para cobrir os ovos quando estes são colocados na planta, de forma a protegê-los de eventuais predadores.
Lagarta:



Crisálida:


Borboleta:


Espero que tenham gostado!


sábado, 11 de julho de 2015

Lymantria dispar

Olá!
A espécie de que vou falar esta semana é Lymantria dispar, da família Lymantriidae. Eu já tinha trazido esta espécie para o blogue, mas na altura as fotos ficaram muito más e desta vez acompanhei o crescimento dela quase desde ovo. Encontrei, muitas (mesmo muitas) lagartas desta espécie em salgueiro-negro (Salix atrocinerea), planta da qual se alimentou nos primeiros tempos passando depois para carvalho (Quercus sp.). A lagarta cresceu muito depressa e alcançou a "meta" dos 6 cm, nascendo, por isso, uma fêmea (tal como da outra vez). Os imagos desta espécie possuem um dimorfismo sexual acentuado, a fêmea é grande e branca com riscas pretas e, embora possua assas grandes, não consegue voar; já o macho é também grande castanho e, normalmente, anda "doido" à procura das fêmeas.
Lagarta:


Lagarta "adulta":



Crisálida:


Imago (fêmea):



Espero que tenham gostado, até à próxima! :)

domingo, 5 de julho de 2015

Eilema depressa

Olá!
Esta semana vou falar da espécie é Eilema depressa da família Erebidae. Encontrei este lagarta num choupo (Populus sp.) mais espeficimente no tronco da árvore, porque, na verdade, esta espécie alimenta-se de líquenes (que crescem normalmente no tronco das árvores), cresceu depressa até 2,5 cm (apox.) e pupou no meio dos líquenes (Lichens) e Parmelia, vive-me atrapalhado para encontrar a crisálida no meio dos líquenes... estava muito bem escondida! Mais tarde saiu de lá esta bonita borboleta com 2,5 - 3 cm. Pelo que vi/li sobre esta espécie penso que o imago seria um macho...
Lagarta:


Crisálida:



Imago (macho):


Espero que tenham gostado, até à próxima! 


domingo, 28 de junho de 2015

Melanargia lachesis

Olá!
Esta semana a espécie que vos vou falar é Melanargia lachesis da família Nymphalidae. Encontrei esta espécie num campo cheio de erva (sim, erva normal) da qual se alimentou. Foi muito interessante criar esta espécie, porque em relação ao imago podemos vê-lo facilmente (na minha zona, pelo menos, nesta altura são às centenas), no entanto, a lagarta é difícil de ver no meio da erva porque é verde; outro aspeto é que eu nunca vi a lagarta a mexer-se ela parava automaticamente mal sentia um pequeno toque (na caixa!). Já a crisálida era muito simples, pousada no meio da erva.
Lagarta:


Crisálida:


Imago:


Espero que tenham gostado, até sábado! :)

sábado, 20 de junho de 2015

Euproctis similis

Olá!
A espécie que vou falar esta semana é Euproctis similis da família Lymantriidae. Criei uma lagarta desta espécie (que me foi gentilmente oferecida pelo meu amigo João Nunes :P) que se alimentou de carvalho (Quercus sp.).  Foi fácil de criar, não deu trabalho nenhum e no fim nasceu a bonita borboleta, simples mas bonita.
Lagarta:



Casulo:


Imago:


Espero que tenham gostado, até sábado!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Aleimma loeflingiana

Olá!
Esta semana a publicação vai sair mais cedo (hoje), e vou falar da Aleimma loeflingiana da família Tortricidae.
Encontrei várias lagartas desta espécie em carvalho (Quercus sp.) dentro de ninhos construídos pelas lagartas, para pupar, saiu desse ninho e fez um casulo à parte.
Acerca desta espécie não tenho mais a dizer, apenas que a borboleta é mesmo muito bonita (quanto a mim)
Lagarta:


Casulo:


Crisálida:


Borboleta/Imago:


AVISO: Na próxima semana não vai haver publicação, por isso, só volto a publicar aqui daqui a 2 semanas.
Entretanto vão visitando o Flickr (hiperligação na barra lateral direita) e qualquer dúvida usem o 
e-mail do blog: lagartascomasas@outlook.com
Espero que tenham gostado! :)

sábado, 30 de maio de 2015

Phalera bucephala

Olá!
Esta semana a espécie de que vos vou falar é Phalera bucephala da família Notodontidae. Encontrei as lagartas desta espécie em mirtilo (Vaccinum sp.), foi fácil de criar, porque já estava para fazer casulo. AVISO: A borboleta desta espécie é muito bonita, parece um pequeno ramo partido!
Passando às fotos:
Lagarta:



Crisálida:



Imago:


Adeus, espero que tenham gostado.


sábado, 16 de maio de 2015

Noctua pronuba

Olá!
Esta semana a espécie de que vos vou falar é Noctua pronuba da família Noctuidae. E esta tem uma história esquisita, começando pelo facto de ter sido o meu cão a encontrá-la (até ele já gosta das lagartas ehehe), mas pronto regressando ao assunto principal... esta foi uma espécie fácil de criar e cresceu bem depressa alimentou-se de Taraxacum sp. (leituga) e Plantago. A borboleta era enorme! E muito bonita quanto a mim... mas vamos passar às fotos.
Lagarta:




Crisálida:


Borboleta:




Antes de me despedir queria pedir-vos para visitarem a minha página do Flickr que está no lado direiro (No local onde diz Flickr) (a hiperligação)
Espero que tenham gostado e já sabem, qualquer dúvida podem colocar nos comentários ou enviar para o mail do blog: lagartascomasas@outlook.com  

domingo, 10 de maio de 2015

Euphydryas aurinia

Olá!
Estou de volta (desculpem na semana passada não pude publicar nada), e esta semana vou falar da espécie Euphydryas aurinia (Donzela das madressilvas) e como o nome indica esta espécie alimenta-se de madressilvas (Lonicera sp.). Na minha zona é uma espécie bastante comum, talvez por ser uma zona com pouca poluição, pois esta espécie é muito sensível à poluição.
Foi uma espécie muito fácil de criar, encontrei um ninho e durante o desenvolvimento fui soltando algumas até que fiquei com 5.
Bem, vamos começar.
Ninho e lagartas: 


Crisálida:


Imago:



Só agora é que reparei que não tenho mais fotos das lagartas... possivelmente foram apagadas por engano (peço desculpa).
Ainda assim, espero que tenham gostado! 

sábado, 25 de abril de 2015

Vanessa atalanta

Olá!
Este sábado vou falar-vos da espécie Vanessa atalanta, da família Nymphalidae. Foi uma espécie muito fácil de criar, alimentou-se de Urtigas (Urtica sp.) encontrei-a ainda muito pequena num ninho nas folhas (das urtigas, claro!). Pupou num ninho ainda maior! E esta crisálida é diferente da outras porque tem um brilho dourado (como se fosse um pó!).
Bem, passando às fotos.
Lagarta:




Crisálida:



Imago:




Antes de terminar quero avisar que este espécie já recomeçou o seu ciclo, ainda no domingo passado (19/04/2015) vi (num pequeno conjunto de urtigas) dezenas de ninhos (com lagartas) desta espécie!
Por hoje é tudo, até à próxima!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Eupithecia vulgata

Olá!
Antes de começar quero pedir desculpa por estar a publicar só na 2ª feira, mas a borboleta de que vos vou falar ainda estava em processo de identificação no sábado.
A espécie que vou falar esta semana é Eupithecia vulgata (a ID desta borboleta não ficou confirmada a 100%, mas pelo menos tenho a certeza que é do género Eupithecia) da família Geometridae, esta lagarta alimentou-se de madressilva (Lonicera sp.).
Bem, eu encontrei esta lagarta em meados do mês de agosto do ano de 2014 enquanto procura lagarta da borboleta "Donzela-da madressilva" ou "Fritilária-dos-lameiros" (de seu nome científico Euphydryas aurinia atualmente em criação no "lagartório"). Eu não posso dizer que a criação desta lagarta tenha sido empolgante, porque ela pupou logo no início do mês de setembro e passou no estado de pupa até ao dia 10 de abril (do ano 2015)... só achei curioso um comportamento dela que era esconder-se debaixo das folhas durante o dia e à noite saía e vinha comer, mas se eu tocasse na caixa ela voltava logo a esconder-se! Mas, vamos passar às fotos.

Lagarta: 




Pupa: 




Imago: 



Por hoje é tudo, volto no sábado (25/04/2015) com uma borboleta muito especial que já foi mostrada no "capítulo anterior" do blog, mas da qual vou falar mais ao pormenor no sábado.
Até lá, adeus!