Borboleta

Borboleta

domingo, 2 de novembro de 2014

Orgyia antiqua

Olá!
Esta semana vou mostrar-vos a metamorfose da espécie Orgyia antiqua, é uma espécie muito interessante, especialmente porque se o imago for fêmea não tem asas (quer dizer, ela tem umas asas muito, muito pequeninas, que não servem para nada...). Mas, não é por isso que deixa de ser bonita... já o macho tem asas (relativamente grandes) com um padrão e cor muito bonitos! Bem, como já disse acima é uma espécie muito interessante em borboleta mas também em lagarta, que é muito bonita. A minha alimentou-se de choupo (Populus sp.), na mesma semana em que a colectei pupou dentro de um casulo de seda, nunca pensei que esta espécie ficasse tão grande 5 cm.
Bem, vamos passar às fotos:
Lagarta:


Casulo:



Pupa:




Imago (sem asas, ehehehe):






Espero que tenham gostado, até sábado!


2 comentários:

  1. Olá! Só quero dizer que em tempos também criei um exemplar desta espécie, mas tive mais sorte, pois saiu-me um macho (com asas). É um pouco estranho ver uma borboleta sem asas! Mas já na pupa dá para ver a ausência de asas, querendo isto dizer, que nascerá uma fêmea. É fantástico! A lagarta também é muito bonita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando! Pois, eu gostava que tivesse nascido um macho, mas uma fêmea também é interessante! Sim, eu tinha reparado que não dava para ver as asas na pupa!
      Obrigado, adeus!

      Eliminar