Borboleta

Borboleta

sábado, 4 de outubro de 2014

Papilio machaon

Olá!
A espécie que vou falar este sábado é Papilio machaon, ou "Borboleta Cauda de Andorinha" é uma borboleta diurna da família Papilionidae, é uma borboleta (lagarta) bastante comum podemos encontrá-las nas arrudas, no funcho/erva-doce e na salsa (etc.) sendo mais comuns nas arrudas e nos funchos... é uma lagarta extremamente fácil de criar, eu já criei mais de duzentas (ao todo, e sem exageros...).
Bem, deliciem-se com as fotos desta beldade (fêmea 9 cm de envergadura):
Lagarta:


Pré-crisálida:


Crisálida:


Crisálida a uns minutos do nascimento (já em esferovite):





Imago (acabadinho de nascer/pronto a voar):







E agora o vídeo do nascimento (a qualidade não está muito boa porque eu estava mais atento à borboleta do que ao vídeo):


Espero que tenham gostado, até sábado! :)

3 comentários:

  1. Olá! Eu já não posso dizer que esta beldade seja assim tão comum na minha região! Nunca tive a oportunidade de criar esta espécie que é lindíssima. Quanto ao vídeo não está mal, tirando a parte em que a borboleta caiu acidentalmente. Espero que não se tenha ferido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Óh que pena :( ... é uma borboleta realmente lindíssima. Não, ela ficou bem, e foi a voar com um ar muito calmo... :)

      Eliminar
  2. Estou adorando seu blog. Ah não sabia que podia movimentar o casulo, como fez o colocando em um isopor.

    ResponderEliminar