Borboleta

Borboleta

sábado, 27 de setembro de 2014

Chrysodeixis chalcites

Olá!
A espécie que vou falar esta semana é a Chrysodeixes chalcites, da família Noctuidae e sub-família Plusiinae. Alimentou-se de hortelã (Mentha sp.) e cresceu extraordinariamente depressa... avançou três a quatro estágios em 1 semana e meia! Só consegui criá-la à segunda tentativa, pois a primeira saiu parasitada por uma mosca... malditas! Eis um facto interessante há cerca desta sub-família (Plusiinae), todos nós sabemos como os da família Geometridae se movem (em forma de "U" invertido), esta aqui movia-se da mesma forma e perguntam vocês: "Então porque é que era da família Noctuidae?", boa pergunta, os família Geometridae têm três pares de patas 'verdadeiras' e dois pares de patas 'falsas' (ou 'ventosas') este aqui tinha TRÊS pares de patas 'falsas', já para não falar do tamanho e da grossura que atinge (muito maior que um Geometrideo).
Bem, como já estão fartos de tanto "paleio" vou passar às fotos:
Lagarta (jovem):




Lagarta (adulta):



Ninho que fez para pupar:


Pupa:



Imago (macho neste caso, porque tem um brilho dourado nas asas):




ATENÇÃO:
O vídeo da publicação da semana passada ("Helicoverpa armigera") já está disponível na respetiva publicação, desde já peço desculpa pela má qualidade do vídeo, mas espero que gostem.
P.S. - o vídeo mostra a lagarta a enterrar-se para pupar.
Espero que tenham gostado, até para a semana!

sábado, 20 de setembro de 2014

Helicoverpa armigera

Olá!
A espécie de que vou escrever esta semana é a Helicoverpa armigera, da família Noctuidae. Foi uma lagarta extremamente fácil de criar e rápida no crescimento, assim como todas as lagartas desta familia, alimentou-se de tomate, não das folhas, mas sim do tomate (fruto). Bem, eu em cima tinha dito que era fácil de criar... e realmente foi, o problema era o cheiro, sim o cheiro... como os tomates apodreciam logo eu tinha de estar sempre a mudar e de cada vez que mudava quase desmaiava com o cheiro... ehehehe...
Bem, passando às fotos:
Lagarta:



Lagarta, uns dias antes de pupar:



Crisálida:



Imago:





Aqui está o vídeo:


Bem, a partir de agora espero fazer mais vídeos, e até já há outras metamorfoses com vídeos mas depois vêem, é surpresa! Qualquer problema e/ou dificuldade para ver o video agradecia que me comunicassem a partir dos comentários do blog ou então para o e-mail que é o seguinte:
lagartascomasas@outlook.com
Através do e-mail também podem tirar dúvidas e/ou discutir assuntos comigo (sobre borboletas).
Adeus e espero que tenham gostado :)


sábado, 13 de setembro de 2014

Cyclophora pupillaria

Olá!
A espécie que vou falar este sábado é Cyclophora pupillaria, da família Geometridae. Foi uma lagarta fácil de criar, alimentou-se de carvalho (Quercus robur, penso eu), posso dizer que salvei esta lagarta pois o carvalho estava coberto com um fungo e ela andava a "passear" pela planta a tentar encontrar comida. Áh! É verdade, esqueci-me de referir que a sua crisálida era cingulada... um aspeto a que nunca tinha assistido num heterócero.
Passando às fotos:
Lagarta (já em rebentos de carvalho):




Pré-crisálida:





Crisálida:



Imago:




Espero que tenham gostado... e até à próxima! :)

sábado, 6 de setembro de 2014

Udea ferrugalis

Olá!
Esta semana a borboleta de que vou falar é Udea ferrugalis, da família Crambidae. Foi uma lagarta bastante fácil de criar, alimentou-se de hortelã e cresceu depressa. Embora a borboleta seja pequena gosto da cor das asas... o problema é que era muito irrequieta e quase me escapou, quer dizer, ela escapou mesmo a minha sorte foi ela ter pousado numa parede... Ufaaa!
Bem, passando às fotos:
Lagarta (na altura não estava em cima da hortelã):




Casulo que fez com as folhas para pupar:



Crisálida:



Borboleta:





Esta lagarta também fazia um casulo com as folhas para se alimentar, mas eu esqueci-me de tirar fotos a esse casulo...
Bem, espero que tenham gostado e até sábado! :)